PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1058 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1075 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Margareth Gondim encerra carreira na Polícia Civil do RN: “hoje eu saio com a consciência do dever cumprido


Após 26 anos integrando a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a delegada Margareth de Brito Gondim Vieira encerra nesta terça-feira (31/05/2011) suas atividades na instituição. Ela que ficou popularmente conhecida no estado como a “Delegada da mulher”, foi a precursora na consolidação da delegacia de proteção à mulher na capital potiguar, passando a maior parte de sua carreira profissional trabalhando na DP direcionada ao atendimento ao público feminino, se tornando símbolo na luta pela defesa dos direitos da mulher.
A delegada fez um balanço sobre o período que passou exercendo a função: “Entrei na Polícia Civil por opção e foi um tempo maravilhoso. Amo a minha profissão. Fiz tudo o que pude para atender a população, para fazer um trabalho digno e para não decepcionar as pessoas que trabalharam comigo. Realmente me dediquei a minha carreira policial e hoje eu saio com a consciência do dever cumprido”, concluiu.
Sobre a sua saída, Margareth Gondim explica que deixa a função para se dedicar a família. “A decisão de me aposentar veio da vontade de me dedicar à minha família. Eu passei onze anos trabalhando como educadora e o restante como delegada, o que exigia de mim muito tempo e dedicação. Agora chegou o tempo de voltar e eu estou muito feliz com isso”, revela.
Questionada sobre a parte mais importante do seu trabalho durante o tempo que atuou, Margareth Gondim diz que foi o reconhecimento da população potiguar através do trabalho desenvolvido ao atendimento à mulher. “Fico muito grata por isso. Acredito que foi um marco na minha carreira”.
Criada na década de 80 para coibir a violência contra a mulher no Brasil, a Delegacia da Mulher é resultado de longa luta dos movimentos feministas que protestavam contra a absolvição dos agressores nos casos de violência doméstica e sexual que tinham mulheres como vítimas. Pioneira desse trabalho no Rio Grande do Norte, a delegada Margareth Gondim lembra que no início a busca pelos serviços era tímida e que foi preciso fazer um trabalho de conscientização através de palestras e participação em eventos comunitários para falar sobre o papel da Delegacia.
“Durante esse tempo nós conseguimos adquirir a credibilidade da população e pudemos orientar as mulheres tanto da mulher com relação aos seus direitos, de denunciar os casos de violência, como também ao homem de que havia punição para os seus atos. Então acredito que foi muito importante esse trabalho para coibir essa prática. Hoje esse trabalho continua, as delegadas têm procurado atender da melhor forma possível e eu acho que a mulher está muito bem assistida. A Lei Maria da Penha também tornou mais rígida a punição e espero que continuemos avançando nesse sentido. A mulher hoje está mais consciente dos seus direitos e a família melhor orientada”, acredita.
A delegada também fez questão de ressaltar que a imprensa teve um papel relevante na divulgação desse trabalho e agradeceu o apoio em noticiar as ações desenvolvidas. “Eu faço questão de agradecer em público à imprensa, essa parceria tão importante que nos ajudou a divulgar as ações da polícia no que se refere ao combate à violência contra mulher e também nesse trabalho de conscientização”, frisou.
Margareth Gondim falou sobre o que levará para sua vida pessoal como legado de sua carreira. “Eu levo a experiência de vida que eu tive trabalhando aqui e que eu creio que não teria em nenhuma outra profissão. A Polícia Civil é uma escola. Levo também os amigos que fiz na instituição e a consciência de ter cumprido meu dever com dignidade e honestidade, de ter me dedicado boa parte do meu trabalho em prol das mulheres”, finalizou.
CARREIRA
A delegada Margareth de Brito Gondim Vieira formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano de 1975 e ingressou na Polícia Civil do Estado no ano de 1985. Passou um ano atuando na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e doze anos à frente da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). Também passou por alguns Distritos Policiais e trabalhou na Delegacia Especializada em Acidentes e Veículos (DEAV). Foi a primeira mulher a assumir o cargo de Subcoordenadora de Operações e Comunicações da Polícia Civil. De 2008 a 2010 chefiou a Diretoria de Policiamento da Grande Natal (DPGRAN). Atualmente, ela atuava como Chefe de Gabinete da Polícia Civil do estado.
FONTE: BLOG SIDNEY SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar